Dia de Doar estimula voluntariado e fortalece entidades

Atualizado em 18/11/2021 - 12:00

O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos está promovendo o Dia de Doar, uma campanha mundial de conscientização e incentivo à doação. Neste ano, o dia oficial acontece em 30 de novembro.

Por meio do site www.doasaojose.com.br, o Fundo Social divulga a relação das mais de cem organizações da sociedade civil parceiras juntamente com a lista de necessidades prioritárias de cada uma delas. O objetivo é fazer com que as pessoas se identifiquem com alguma causa e, assim, possam contribuir com sua doação.

No próximo domingo (dia 21), o Parque Vicentina Aranha será sede da Feira das Entidades, no período das 9h às 13h. A entidades parceiras do Fundo Social vão apresentar o trabalho desenvolvido à população. Para o Fundo Social, esse evento é importante para aproximar as entidades das pessoas. Tem muita gente que quer ajudar e não sabe como e nem a quem, e essa é uma boa oportunidade.

O Dia de Doar tem a proposta de despertar o voluntariado, fortalecer o trabalho das entidades e criar vínculos com a população, fazendo com que as doações sejam espontâneas e frequentes.

Sobre o dia mundial

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.

O Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Ele é celebrado na sequência de datas comerciais famosas, como as Black Friday e Cyber Monday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

 

Bianca de Aquino
Fundo Social de Solidariedade