Fundo Social estimula contribuinte a doar parte do IR

Atualizado em 21/06/2022 - 16:54

Chegou a hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda e também de ajudar a quem precisa sem pagar nada a mais por isso. Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou ao Fundo Municipal do Idoso.

A campanha “Imposto Solidário” é do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, com o apoio da Assecon (Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos), e começa nesta semana. O objetivo é estimular o contribuinte a destinar parte do valor do imposto de renda devido.

A doação deve ser informada pelo contribuinte antes do envio da declaração de renda para a Receita Federal. Com isso, os munícipes ajudam as organizações da sociedade civil da cidade, que atendem a população em situação de vulnerabilidade social.

Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas até 1%. A doação de parte do imposto de renda pode ser feita até o 29 de abril, período em que a Receita Federal recebe as declarações 2021/2022.

Passo a passo para a doação

1. Escolha “doar” e acesse as “fichas de declaração”
2. Em seguida, “doação diretamente na declaração”
3. Marque a opção “municipal” e, para terminar, “São José dos Campos”
4. Escolha quem vai receber 3% do seu imposto devido (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou o Fundo Municipal do Idoso)

Mais informações:
http://www.doasaojose.com.br/conteudos/campanhas/campanha-imposto-solidario/

Bianca de Aquino
Fundo Social de Solidariedade