Fundo Social retoma cursos presenciais de capacitação

Atualizado em 18/11/2021 - 12:00

O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, em parceria com o Senai/Sebrae, está oferecendo cursos gratuitos de qualificação em diversas áreas. O objetivo é capacitar o munícipe para que ele possa, em curto período, ser um gerador de renda na sua própria comunidade.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Ajuste e Reforma de Roupas, Modelagem de Roupas Plus Size e Técnicas de Reparo e Configuração de Computadores. No total, são 96 vagas, com turmas nos períodos da manhã, da tarde e da noite e com aulas totalmente presenciais.

As cargas horárias variam de 28 a 88 horas, sob a orientação da equipe de profissionais do Senai/Sebrae. Os participantes terão direito ao certificado de conclusão. 

Para se inscrever é preciso ter idade acima de 16 anos, possuir o ensino fundamental completo e ser morador de São José dos Campos. As inscrições devem ser feitas pelo programa Qualifica São José, no site da Prefeitura.

Retomada

A dona de casa Michele Aparecido Francisco, 42 anos, não via a hora de começar um novo curso presencial. Ela participou da última turma do curso na área de corte e costura em fevereiro de 2019, pouco antes da pandemia, e queria seguir seu aperfeiçoamento. “A gente abre as portas para o conhecimento e a vida nos abre as portas das oportunidades”, disse. Agora, ela é aluna do curso de “Ajuste e reforma de roupas”.

Na mesma sala de aula, está Cleila Reis, 32 anos, também dona de casa. Ela, que sempre teve vontade de aprender a costurar, está aproveitando para aprender a economizar com os serviços de costura e a gerar renda extra. “Dá pra gente conciliar o trabalho com as atividades de casa e ainda ganhar um dinheiro”, afirmou.

Inscrições

Programa Qualifica São José
https://servicos2.sjc.sp.gov.br/servicos/qualifica/inscricoes.aspx

 

Curso: Ajuste e Reforma de Roupas
Inscrição: até dia 11/8
Número de vagas: 32 vagas
Turmas: manhã e tarde
Local: Centro de Capacitação do Fundo Social (R. Eupídio dos Santos, 60, Campo dos Alemães)

 

Curso: Técnicas de Reparo e Configurações de Computadores
Inscrição: até dia 19/8
Número de vagas: 32 vagas
Turmas: tarde e noite
Local: Senai (R. Pedro Rachid, 304, Santana)

 

Curso: Modelagem de Roupas Plus Size
Inscrição: até dia 24/8
Número de vagas: 32 vagas
Turmas: manhã e tarde
Local: Centro de Capacitação do Fundo Social (R. Eupídio dos Santos, 60, Campo dos Alemães)

Bianca de Aquino
Fundo Social de Solidariedade