Passar o domingo no Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyanna (região central), faz parte da programação de muitos joseenses. Neste dia 27 ensolarado, além das habituais atrações do Parque, os visitantes puderam "fazer o bem" durante toda a manhã, conhecendo projetos beneficentes na Feira das Entidades ou participando com doações para o Fundo Social, depositadas na entrada do Parque.
As entidades sociais divulgaram seus trabalhos estimulando as pessoas a participarem de ações sociais. A iniciativa faz parte da campanha do Dia de Doar, um movimento mundial que tem como objetivo despertar a população para a criação de uma grande rede de solidariedade.
Parceria e amor
Em São José, o Fundo Social de Solidariedade promove a campanha com várias ações, como o Drive Thru da Solidariedade, Feiras das Entidades e Loja Solidária.
Cerca de 20 entidades participaram do evento, entre elas, a Associação Guadalupe, que atua em diversas atividades para proteção, acolhimento e suporte a mães e bebês em situação de vulnerabilidade social.
"A feira contribui muito na divulgação do nosso trabalho, tanto para mulheres que precisem de alguma ajuda, quanto para aqueles que querem fazer doações. A parceria com o Fundo Social é importante, com roupas, alimentos e móveis que são doados", disse a assistente social Lis Caterine.
O Instituto Cultural Luzes da Ribalta, também parceiro do Fundo Social, já é conhecido na cidade e marcou presença na feira. "Recebemos apoio, doações de alimentos não perecíveis e ingresso solidário em eventos que fazemos. Toda ajuda é muito bem-vinda. Hoje, temos mais de 60 alunos ativos. Todo nosso trabalho é feito com doações e muito amor", explicou Deusdete Guimarães, fundador do Instituto.
"Minha filha Helena conheceu o projeto Luzes da Ribalta quando tinha quatro anos, num evento da Prefeitura na biblioteca Cassiano Ricardo. Ficou encantada e disse que faria parte um dia. Hoje, ela participa da orquestra do Alpha Lumen e é fantástico. Ela aprende a ter mais disciplina, se organiza para as apresentações e tem se desenvolvido muito bem", contou Alyne Amorim, mãe da Helena Amorim, 8 anos, aluna do Alpha Lumen e violinista no Luzes da Ribalta.
Dia de Doar
Toda a arrecadação feita será repassada às entidades cadastradas pelo Fundo Social que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na próxima semana, terça-feira (29), data específica do Dia de Doar, haverá uma Loja Solidária na Fundhas do Dom Pedro 1º, região sul, para que as pessoas possam retirar o que precisam, como roupas, calçados, brinquedos, itens de decoração e itens para pets.
Paula Pessoa
Fundo Social de Solidariedade